Seis distritos em risco máximo de incêndio

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os distritos de Leiria, Coimbra, Viseu, Faro, Santarém e Castelo Branco devido ao aumento da temperatura até sexta feira.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA colocou também todos os distritos do continente, com exceção de Faro, em aviso amarelo devido à previsão de tempo quente até às 22:00 de sexta-feira.

Devido a estas condições saiba que:
Não pode fazer queimadas extensivas.
O uso de fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
É obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *